Prós:
· Igualdade Social
o Num mundo sem classes sociais quase todos os problemas diminuiriam porque como vimos na secção sobre Desigualdade, esta é responsável, em parte, pela maioria dos problemas que assolam a sociedade hoje em dia.
· Disponibilidade para fazer o que gostamos
o Sem a preocupação do dinheiro poderíamos fazer somente o que gostamos, sem nos preocuparmos com esse problema;
o Tendo em conta que grande parte da população não vai trabalhar ou vai trabalhar poucas horas por dia o problema da falta de tempo pessoal desaparece.
· Diminuição da criminalidade e da corrupção
o Tendo toda a gente acesso ao mesmo, os crimes como assaltos, roubos ou sequestros por dinheiro vão acabar;
o Uma sociedade mais igual apresenta menor criminalidade;
o Para além disto será feito o estudo das condicionantes psicológicas e culturais de fenómenos que levam indivíduos a cometer crimes. Tais estudos não se basearão no encarceramento mas em modelos de pesquisa e análise de tais acontecimentos, como já acontece em países da Europa do Norte como a Finlândia e Noruega.
· Mudança na educação
o Educação centrada no desenvolvimento do intelecto a várias áreas de conhecimento, deixando de ser cingida na preparação para uma profissão.
· Mundo menos materialista
o Sendo tudo acessível a todos, a ideia de que temos de ter sempre mais provavelmente desaparecerá.
· Melhoria nos cuidados de saúde
o Por um lado pelo reforço de alimentos ricos em nutrientes prevenindo assim maleitas futuras;
o Por outro lado pelo acompanhamento médico constante graças à elevada eficiência da gestão da tecnologia na área da saúde e triagem de sintomas/doenças. Incursão possível da nanotecnologia num futuro breve.
· Melhoria no nível de vida das pessoas
o Eliminação da escassez (premeditada no sistema monetário) ao nível das necessidades básicas (habitação, saúde, alimento/bebida, roupa, educação) reforçando desejos pessoais e colectivos (lazer, relacionamentos, exploração, etc.).
· Não existe ninguém com poder para tomar decisões por todos
o A tomada de decisões sendo feita utilizando uma metodologia científica faz com que as decisões sejam tomadas juntamente com pensamento racional e analítico, acabando com as decisões por opinião ou para reforço de posição.
· Eliminação do armamento e dos problemas que este tem causado
o Num mundo sem fronteiras em que todos têm acesso a tudo este não fará qualquer sentido, nem será necessário.
· Melhoria da vida das pessoas
o Com tudo o que foi referido em cima fica claro que estímulos positivos como cooperação, incentivo social, partilha, valores humanistas, entre outros vão ser reforçados melhorando a vida em sociedade.
· Equilíbrio dinâmico e sustentabilidade assegurando condições para as gerações futuras.
o Uma gestão de recursos mediante o seu crescimento natural, como já se tenta fazer, hoje em dia, em relação aos limites impostos por exemplo nas pescas, mas aplicando esta lógica em tudo permite que se assegurem condições para as gerações futuras.
Contras:
· Implementação
o Difícil compreensão dos conceitos e vantagens derivada a milénios de condicionamentos psico-socio-culturais.
o Fortes pressões das elites vigentes para a manutenção do seu poder, tal como da estratificação social degenerativa.
o Sociedades secretas e/ou com objectivos menos transparentes que podem usurpar este conceito para direccionar determinadas visões globalistas.
· Mudança de mentalidades
o A mudança de mentalidades é algo necessário para a existência de uma EBR mas é algo lento e contínuo.
o Questões éticas e morais sobre o "transhumanismo" no futuro, ou seja, a união entre o ser humano biológico e a tecnologia.
o Manutenção de dogmatismos intelectuais, ideológicos, sociais e especialmente religiosos reforçados por uma doutrinação milenar por instituições paralizantes em detrimento de pensamentos críticos.
· Não há garantias que funcione bem
o O sistema é evolutivo e dinâmico. Ou seja não é perfeito sendo que a continuidade evolutiva através das metodologias maximizadoras de recursos possibilitam esta reconstrução dinâmica.
· Ainda não foi devidamente testado
o O sistema por enquanto baseia-se apenas em teoria não tendo sido testado, visto ser muito complicado testar algo deste género tendo em conta a sociedade em que vivemos actualmente.
*Esta parte do trabalho não está concluida (estamos sempre a tentar aumentar o numero de prós e contras), se te lembrares de algum manda-nos um mail , comenta no facebook ou faz um comentário na parte das perguntas.
Bibliografia:
- https://www.facebook.com/topic.php?uid=58205677710&topic=11644
- https://www.zeitgeistportugal.org/capitulo/index.php?option=com_content&view=article&id=62:quem-toma-as-decisoes-numa-economia-baseada-em-recursos&catid=12:faq&Itemid=32
Agradecemos ao Francisco Guerreiro, do Movimento Zeitgeist, a colaboração na realização desta parte do projecto.